Notícias


Centro de Estudo da Dor

Centro de Estudo da Dor - Prof. Fransciso de Souza Filho

Francisco José de Souza Filho, o nosso Chico, era PROFESSOR TITULAR da Área de Endodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP. Foi graduado em Odontologia pela PUC-CAMPINAS (1972), MESTRE em Biologia e Patologia Buco-dental pela UNICAMP (1978), DOUTOR em Endodontia pela USP-BAURU (1995) e LIVRE-DOCENTE em Endodontia pela UNICAMP. Sua principal linha de pesquisa era a ampliação de forame apical como fator indutor da invaginação de tecido conjuntivo do periápice para o interior dos canais radiculares (regeneração tecidual) e foi um estudioso da microscopia clínica operatória. Ministrou mais de 300 cursos e conferências em eventos científicos no Brasil e no exterior, escreveu 9 capítulos de livros, recebeu 40 prêmios e homenagens e, participou, ativamente, de pesquisas e publicações científicas com 111 publicações nacionais e internacionais.

Para nós, o Prof. Dr. Francisco foi simplesmente, Chico. Casou-se com a Dra Marcelle, sua aluna de graduação, especialização, mestrado e doutorado e, desde então nos deu a honra e a felicidade de seu convívio. Ensinou-nos muito! Não só sobre a Odontologia, mas sobre a vida e sobre o amor. Foi um homem simples, porém grandioso. Sua humildade possibilitou-lhe praticar o bem em todos os níveis. Generoso como ninguém, foi um homem de muitos amigos e admiradores.

Para a ciência, foi um exímio pesquisador e dentro de seus estudos e de sua sabedoria, desenvolveu técnicas e filosofias de trabalho. Deixou um legado e um livro que irá adiante através de seus muitos alunos e de sua esposa Marcelle, igualmente pesquisadora, igualmente competente.

Este Centro de Estudo da Dor do Instituto Noble Odontologia foi criado, pelas Dras. Danielle e Marcelle, em sua homenagem. Nós estudamos, diariamente, a Dor. A Dra. Marcelle, a Dor de Origem Odontogênica e a Dra. Danielle, a Dor Orofacial como um todo.

Seja bem-vindo ao Instituto Noble Odontologia e ao Centro de Estudo da Dor “Chico”, com a certeza de que aqui, sua dor será tratada com o que temos de melhor: conhecimento, técnicas, aparelhos de alta tecnologia e AMOR.

 

 

 

 






Compartilhe